outubro 21, 2013

DIETA DR. ATKINS

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Bom, estou escrevendo esse post porque recebi inúmeros pedidos das minhas queridas no Instagram e Facebook, no entanto, existem pessoas que são contra essa dieta, (ao meu ver por falta de informação) mas, se esse é seu caso, apenas vire a página, não precisa criticar, se não serve para você busque o que te faz feliz 🙂

Quero também deixar claro que tudo que vou expor aqui foi a minha experiência com a ATKINS que só me fez bem e deu o Start que eu precisava para começar, que li o livro todo e que não sou profissional passando dieta, no Google tem tudo ao acesso de todos, vamos lá!

Quando decidi emagrecer, eu estava com 3 meses de pós parto, ainda sentia dores na cesárea e não podia fazer uma atividade física intensa, procurei ajuda profissional mas não me adaptei com a dieta, então fui a caça no Google de algo que eu pudesse fazer. Li dois livros:  "A dieta revolucinonária do Dr. Atkins" e  "Eu não consigo emagrecer, Dieta Dukan" e pela fase que estava optei pela Atkins. Por que? Porque eu tinha uma bebê pequena, uma depressão pós parto, uma casa, um marido, um cachorro… Enfim, queria algo que fosse acessível e gostoso de comer, simples assim 🙂

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No que se baseia a Dieta Dr. Atkins?

A primeira fase, chama-se "indução" e você deve fazê-la por 14 dias, mas eu simplesmente não sai da indução por exatos 6 semanas, sim, isso é permitido. Nessa fase, você pode comer até (eu disse até) 20 g de carboidratos por dia, mais a proteína (á vontade) e as gorduras nas quantidades permitidas.  Nesse perído seu corpo entra em CETOSE  e é aí que a mágica acontece…

O que é CETOSE?

Quando começamos uma dieta baixa em carboidratos, ou seja, sem pão, massas e todos os derivados de cereais, assim como açúcares, tanto os refinados como os naturais, depois de algum tempo o nosso corpo entra em cetose. Entrar em cetosesignifica que acabou o glicogênio do fígado, que então começa a usar a gordura diretamente para produzir energia, em vez de usar a glicose, como normalmente faz. A cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962, sendo um estágio no catabolismo que ocorre quando o fígado converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que vão ser usados pelo corpo para produção de energia.

Sintomas da CETOSE:

Muitas pessoas sabem que entraram em cetose por sentirem uma mudança no odor da urina e do hálito, que passa a ter um cheiro de acetona. Isso não acontece em todas as pessoas, no entanto.

Tipicamente pode acontecer enjoo,  desidratação, alteração de humor, dores de cabeça, tontura e sonolência, mas para a maior parte das pessoas esses sintomas são leves e passageiros, tornando-se menos pronunciados conforme a dieta vai avançando. O mais importante é manter um elevado consumo de água para aliviar estes sintomas, e se possível consumir bebidas com eletrólitos – sem açúcar, naturalmente, ou o processo de cetose é interrompido.

Depois de vários dias em cetose, quando o corpo se habituar a esse processo, muitos indivíduos relatam sentir um aumento de energia, estarem mais alertas e sentirem-se melhor no geral, por isso os sintomas não são sempre apenas negativos.

Quais são os benefícios da CETOSE?

Estar em cetose possui vários benefícios, sendo que em termos de dieta o maior benefício é a perda rápida de gordura, principalmente na zona da cintura/estômago. A perda rápida inicial ajuda quem está fazendo dieta a se sentir motivado e continuar seguindo o programa. Estar em cetose também significa uma diminuição da glicose (açúcar) no sangue, o que se traduz em sentir-se satisfeito por muito mais tempo e ter menos fome em geral. Melhor ainda, o desejo fisiológico por doces e petiscos quase que desaparece, sendo assim mais fácil lidar com o apetite emocional.

Outra grande vantagem de uma dieta cetogênica é a manutenção da massa magra, o que não acontece em dietas de redução de calorias. Com a manutenção da massa magra fica mais fácil realizar exercício físico e como bônus o metabolismo acelera, o que ajuda a queimar mais calorias também. Ter um nível adequado de massa magra assegura um gasto caloria maior.

P.s: todas essas informações estão no Livro, estou apenas dividindo com vocês 🙂

Para meu organismo a CETOSE agiu como se eu tivesse tomando sibutramina, demorou 3 dias para acontecer e depois ficou fácil demais ralizar a dieta! Só tem um detalhe… Ultrapassou as 20g de carbo no dia saiu da Cetose, pára tudo e recomeça do zero, vai sentir todos os sintomas de novo, por isso o ideal é se manter em Cetose, assim você emagrece super rápido!

Como começar?

A primeira coisa que fiz foi ter sempre a mão a tabela de alimentos permitidos, a segunda coisa foi ir ao supermercado e comprar os permitidos, com o pequeno detalhes de ter somente eles em casa para não cair em tentação, virei uma contadora de carboidratos e foi aí que descobri que contar calorias não resolve nada!

Segue a  planilha:

PAF

Essa planilha foi retirada de um grupo no Facebook de pessoas que vivem de dieta ATKINS e foi lá que consegui muotas receitas incríveis para poder fazer a inducão por 6 semanas, é um grupo fechado, mas vou deixar o link aqui e quem quiser visitar basta dizer que viu a deita em meu blog :  GRUPO ATKINS FLEX 

Com a planilha em mãos, comecei minha luta 🙂 Nas primeiras 3 semanas perdi 6 kilos e nas 3 seguintes mais 3, totalizando 9 kilos, como nessa fase eu não fazia academia, optei por caminhar em jejum todos os dias de manhã, o famoso "cardio em jejum ou AEJ" para saber mais sobre ele CLIQUE AQUI  Continuo praticando AEJ até hoje 🙂

Quando cheguei no peso que eu queria, passei da ATKINS para uma dieta assessorada para ganho de massa muscular, que sempre foi meu objetivo, por isso não pratico mais ATKINS, mas posso afirmar que foi a dieta mais feliz que fiz!

Quero aproveitar e dar umas dicas para vocês: O creme de leite permitido é o da Nestlé de lata, a gelatina permitida é Doce Menor, adoçante culinário chamado "doçurinha" comprei pela net,  molho de tomate Fugini Zero,  suco clight, eu fazia uso da coca-cola zero apenas uma vez na semana quando estava com vontade, na verdade tomei poucas vezes.

Meu cardápio diário era mais ou menos assim:

café da manhã:

2 ovos mexidos com 1 fatia de queijo mussarela e 1 fatia de presunto, 1 xicara de café preto com adoçante. Tomava água até a hora do almoço.

Almoço:

muita salada verde ( eu só comia folhas como alface, rúcula, agrião, a;face roxa, etc.) com azeite de oliva e proteína, que normalmente era carne vermelha com aquela gordurinha em volta que eu fazia frita em uma colher de manteiga, ou frango, ou peixe (tudo dentro da tabela de permitidos). Tomava mais água até a tarde e se desse fome comia um pote de gelatina diet.

Lanche da tarde:

2 fatias de queijo mussarela enroladas em 2 fatias de presunto com 1 xícara de café preto e adoçante, ou ovos mexidos, ou carne moída, ou frango desfiado, tudo com café porque eu amo!

jantar eu sempre repetia o almoço.

Antes de dormir eu comia gelatina, as vezes um pote inteiro.

Quando peguei a prática da dieta, comecei a criar receitas: lasanha de abobrinha ou de beringela com carne moída, queijo, presunto e salada, estrogonoff de carne ou frango com salada (usava apenas as 2 colheres  de creme de leite permitidas), inventava bolos com as farinhas permitidas e usava o suco clight para saborizar, enfim,eu fui criando, por isso AMO o grupo ATKINS FLEX, lá tem muitas receitas, inclusive de pão para comer na inducão 🙂

E assim perdi meus primeiros 9 kilos, assim comecei a minha mudança no meu #projetocorpodevolta espero ter ajudado você que pretende começar, com a planilha de permitidos e criatividade essa dieta é maravilhosa!

Para idéias de receitas indico também este site: CLIQUE AQUI

Agora mãos a obra!

Beijos

Paula Miranda

@planetapaulaa


167 Comentários
Postado por Paula Miranda
  • Daiana disse:

    Boa tarde, me tira algumas duvidas:
    O coco eu posso comer, pode beber a água do coco?
    SObre os embutidos (linguiça, salame, peito de peru, presunto e presunto parma), pode consumir a vontade?
    Pode comer geleia diet, pasta de amendoim e molho de tomate?

  • Jamilly disse:

    Olá, estou me recuperando da minha segunda gestação, estava há 4 anos sedentária, e assim como vc tmb tive dores pós cesárea, só fui libera para academia quando minha caçula completou 7 meses. Estou há 1 mês e meio na musculação, ia fazer a paleo, mas vi vc falar da atkins no snap, e agora por acaso lí essa publicação, e vc mudou meus planos! Amo café, tmb não consigo viver sem, vou seguir suas dicas, me organizar e começar a atkins segunda-feira. Preciso eliminar no mínimo uns 6, 7 kg, estava com 33% de gordura dia 1 de março. Obrigada pela ajuda! Meu insta é @mamaterna, seria um prazer tê-la comigo. Obrigada.

  • Je disse:

    Olá! Não é necessário fazer as outras fases da dieta? ou podemos fazer só a parte da indução?

  • Taciane disse:

    Eu estou amamentando. posso fazer essa dieta mesmo assim?

  • Mariana disse:

    Olá Paula! Estou acompanhando o seu blog e o seu IG e estou motivada a começar uma mudança de hábitos para adquirir um corpo melhor e mais qualidade de vida. Tenho uma dúvida, gostaria de saber se você pode me ajudar. Como devo medir as 20g de carboidratos permitidas na dieta? Eu devo pesar ou ver na embalagem do produto quantas gramas de carboidratos tem? Obrigada desde já!! Bjs

  • Larissa disse:

    Curicaaaa fala mais dessa dieta no snap por favooooorrr….. em dois dias perdi 1,5kg queria saber como foi a sua:… Comprei o clight para fazer sobremesa com creme de leite mas li que ele tem malto no primeiro ingrediente, sera que atrapalha muito??? Obrigada pela força foi vc que me inspirou, volto para te contar mais sobre a minha evoluçao, ah criei um grupo e umas 10 mulheres que estão seguindo junto. kkkkkkk beijos te adorooooo

  • Brenda disse:

    Oi Paula, na dieta posso usar outras marcas de gelatina diet??

  • Danielle disse:

    Paula,
    Boa tarde!

    Pode comer arroz ou macarrão ? Posso substituir o café por outra coisa? Começar a notar o resultado com quanto tempo?

  • Vilma disse:

    Ei Paula a proteina e livre, Nessa dieta?

  • Talita disse:

    Boa tarde Paula, estou em busca de um corpo perfeito, e escolhi o seu para me inspirar, sou m

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