setembro 9, 2013

COMO COMEÇAR UMA DIETA OU R.A. ?

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Bom dia queridas, devido a muitas perguntas sobre esse assunto lá no Instagram resolvi escrever esse post, dentro do processo que aconteceu comigo, as dificuldades que passei, isso não é uma regra e cada indivíduo tem uma relação diferente com a comida, um metabolismo, enfim… Comigo foi assim:

 

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Assim que me descobri grávida, já estava 5 kilos acima do peso, o que para mim não é muito aparente devido a minha altura (1,76m) eu pesava 69 kilos, porque estava em um processo depressivo devido a morte do meu filho, nos primeiros meses não comi e nos que antecederam a gravidez comia e chorava, pura fome emocional, estou contando isso para que vocês entendam o que fazemos com nossas emoções…

Sempre tive muito cuidado com alimentação e atividade física, sempre fui magra e esbelta, só nunca divulguei isso como estou fazendo agora, o que estou amando, ajudar as amigas a conquistar uma imagem melhor tem sido ótimo para mim!!! 🙂

Bom, na minha humilde opinião, o primeiro passo para começar uma mudança em seus hábitos está dentro de você, sim, ali dentro da sua cabeça, na sua decisão! Não esqueça que isso vai envolver muitas coisas: Vida social, família que vai contra você, mídia que vai divulgar que Mc Donalds é saudável e mitos que estão impregnados nas cabeças das pessoas, você está disposta a lutar contra tudo isso? Se sim, você tomou a decisão certa!

 

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Tomada a decisão, você tem duas opções: Consultar um profissional nutricionista, seguir e confiar nele, não ficar “mudando” sua dieta por conta ou porque “você” acha que assim ou assado será melhor, ele estudou para isso amiga, hellooooou!!

Se você é do time que não tem condição para consultar um profissional e fazer uma manutencão mensal, sim, ou você acha que é apenas uma consulta e que vai comer aquilo para o resto da vida? Não né amiga? Se não dá para seu bolso, aí você pode fazer como qualquer pessoa antenada hoje em dia 🙂 PESQUISAR! use e abuse do Google amigas, é uma mina de ouro!

Mas eu vou dar umas dicas aqui que podem ajudar você a começar:

Passo 1:  DECIDA!

chegue a conclusão, que  antes de mais nada, você tem que entender que não vai ser fácil se reeducar, e que essa reeducação é pra VIDA TODA  isso mesmo, a partir do momento que você decidir mudar de vida, é pra sempre e pra vida toda!!!

Passo 2:  COMER DE 3 EM 3 HORAS

Pois se você ficar longos períodos sem comer, quando for se alimentar, você vai estar com tanta fome que vai se descontrolar e vai comer tudo que ver pela frente e quando acabar ainda vai sentir fome, mas depois de 15 minutinhos você  vai se sentir empaturrada aí você vai perceber que comeu demais e se arrepender NA HORA! Mais para evitar esse tipo de situação é que devemos comer de 3 em 3 horas, mas com moderação e com disciplina, não adianta comer chocolate, bolo, pizza. Quando você também fica longos períodos sem se alimentar seu metabolismo começa a trabalhar em ritmo lento para economizar energia. Existe uma conta que eu amo e sempre tento divulgar: cada vez que você come, seu organismo gasta 100 calorias para fazer a digestão daquilo, então, se você come mais vezes, porções menores, vai gastar mais calorias parada, olha que beleza!!! 6 refeições diárias é o ideal!

Passo 3: ELIMINE!

Esqueça os diets, lights, zeros, H2o é refrigerante também, por isso esqueça, e procure não tomar nada que tenha gás! DOCES? esqueça por pelo menos 3 semanas e troque o Açúcar pelo Adoçante, nem adianta fazer cara feia hein, “tô vendo daqui sua cara de nojo”, depois de uma semana você se acostuma com o gostinho, e para aqueles que quiserem algo mais docinho use o Adoçante de Stevia ou Sucralose.

Passo 4: BEBA AGUA!

Você sabia que quando você bebe a água gelada, você leva o seu metabolismo a trabalhar um pouquinho mais rápido? Porque seu corpo trabalha para estabilizar a temperatura.

Passo 4: SUBSTITUA!

De preferência  para pães, massas e arroz com grãos tipo linhaça e cereais, isso vai saciar sua fome por mais tempo além de fazer uma faxina em seu intestino!

Passo 5: APENAS UM DE CADA!

Aprenda a montar seu prato: você pode comer uma porção de carboidrato, uma, apenas uma, entendeu? Arroz é uma, batata é outra, feijão é outra e assim por diante! Então, coloque na sua cabeça que no seu prato só pode entrar uma porção de carboidrato! Outra porção de proteína e o resto é salada, coma a vontade, enchaaaaa o prato de salada!  /

passo 6: PESE TUDO!

Compre uma balança de cozinha, isso vai te ajudar demais!!! Sem ela você não vai ter noção de quanto está ingerindo e assim pode estar sabotando sua dieta, existem balanças por 19,90 ( a minha foi esse valor) No começo coma 50g de carboidrato e 120g de proteína, o resto é salada 🙂

Passo 7: EXCLUA!

Sim, exclua carboidratos após as 18:00 pois a partir desse horário está comprovado que seu metabolismo está mais lento além de prejudicar a producão do GH, hormônio da juventude que seu corpo produz e ajuda a queimar calorias e ter melhor pele e melhor cabelo, então, delete carboidratos após as 18:00 ok?

Passo 8: INCLUA!

Inclua na sua dieta alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo: café, chá verde, gengibre, pimenta, canela, água, limão. EX: Coloque lascas de gengibre na sua garrafa de água diariamente, coloque canela nas panquecas e no café, sempre que der fome, tome café preto com adoçante!

Passo 9: ORGANIZE-SE!

Amigas, vamos a realidade, se você é mulher como eu, sabe do que estou falando, temos a casa, o marido, os filhos, o trabalho, as emoções, a dieta, a TPM, Oh My God!!! Como vamos conseguir? Organizando-se!

Eu aproveito cada soneca da Nina para deixar algo pronto, lavo as saladas para a semana, corto, descasco, cozinho, congelo, faço as gelatinas diet que são uma salvação, enfim, se não for assim você vai desistir no terceiro dia…

Outra coisa, muito importante: Não tenha em casa nada que possa devorar na hora do desespero, vá com sua lista de compras bem enxuta para o mercado!!

Passo 10:  INCLUA NOVAMENTE!

Dessa vez você vai incluir uma atividade física no seu dia! Coloque seu velho par de tênis, aquela camiseta confortável do marido e vá caminhar amiga!!! Mas seja realista com você mesma, nada de caminhada no shopping e nem caminhada de vovô! Caminhe em ritmo intenso por no mínimo 40 minutos e vá progredindo, quem sabe um dia você não começa a correr? Ah que delícia correr!!! Esvazia a mente e ainda por cima deixa a saúde em dia!!!

caminhada

 

 

Agora umas dicas que vão ajudar muito!!!

Nas horas de querer petiscar algo crocante ou doce, vá de : nozes, amêndoas, castanhas, ameixa seca (no máximo 4 unidades). Tome um copo de água, pode ser sede e seu corpo identifica como fome. Tome uma xícara de café bem cheia. Coma uma porção de gelatina diet.

Agora, para facilitar sua vida, uma lista de carboidratos e uma de proteínas para sua dieta:

Carboidratos ( uma porção no seu prato, não esqueça) E nada deles após as 18:00

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Lista de Proteína, deve ter em todas as refeições e comer somente elas á noite:

P.S: Nesta lista tem leite e derivados do leite, eu não consumo mais nada que leve lactose, se for o seu caso, substitua por soja ou leites como: leite de arroz, leite de amêndoas, etc.

 

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Bom amigas, espero que essas dicas ajudem você que quer começar a mudar de hábitos!

Acompanhe todas as minhas refeições no Instagram @planetapaulaa

Dúvidas, podem comentar!

Beijos

Paula Miranda

@planetapaulaa


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Postado por Paula Miranda

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