agosto 2, 2016

Acne na fase adulta x pilula x gluten

Vocês me pediram muito esse post, enquanto escrevia me dei conta de uma coisa. eu não tive acne após parar de tomar a pílula e sabe por que?

Porque já mantinha uma rotina alimentar muito próxima ao que você vai ler abaixo, além de praticar atividade física. Recebi vários depoimentos de leitoras surpresas com a própria pele após terem excluído o Glúten da dieta. Não sejamos radicais, mas vale a pena experimentar não acham?

Antes de lere a matéria, se cadastre aqui no Blog, (a sua direita) em pouquíssimos dias o Projeto #corpodevolta estará no ar e você irá fazer parte do nosso grupo de saúde e bem estar, tendo acesso a orientações nutricionais em grupo, incluindo uma dieta livre de gluten para o caso de acne na TPM e/ou adulta!

A maioria das pessoas encara a acne como sendo algo meramente estético. Porém, por trás desse problema, há um aumento da sensação de depressão, alienação e isolamento social.

Na verdade, as acnes são resultado de um profundo desequilíbrio do seu organismo, em especial do sistema digestivo. Acontece que infelizmente os médicos em sua maioria não percebem essa correlação e acabam prescrevendo medicamentos para acne e outros tratamentos tópicos.

Mesmo não se tratando de um problema sério, a acne tem uma considerável parcela no comprometimento psicológico das pessoas, sendo que na maioria dos casos o problema é a falta de uma alimentação adequada.

Diante disso, um conselho que eu te dou é que você evite, de verdade, o glúten e os grãos. Vale destacar que o glúten é o principal vilão dentro dessa história toda.

O glúten é uma proteína viscosa que pode ser encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Também conhecido como prolaminas, ele pode deixar o seu intestino com um aspecto mais poroso, permitindo que as proteínas parcialmente digeridas entrem em sua corrente sanguínea gerando sensibilidade ao seu sistema imunológico. Como resultado disso, surgem inflamações que acabam contribuindo para a piora da acne.

A partir do momento em que o glúten sensibiliza o seu intestino, ele vai se tornar mais permeável e todos os tipos de proteínas alimentares bacterianas intestinais (incluindo a caseína e outras proteínas do leite), terão acesso direto á sua corrente sanguínea, estimulando o seu sistema imunológico.

Portanto, se você tem acne, você deve eliminar glúten, cevada, centeio, aveia, arroz e outros alimentos que contenham lecitina. Além disso, você deve evitar o carboidrato refinado e o açúcar, pois são as causas primárias de acne.

Quando consumimos carboidratos e açúcar/frutose, há um estímulo do IGF1 e da insulina em nosso corpo, o que causa um aumento de testosterona e, consequentemente, o aumento da secreção de sebo pelos poros, o que estimula as bactérias promotoras de acne. Associado a isso, o IGF1 causa nas células da pele uma multiplicação de queratinócitos, processo também associado à acne.

Esses alimentos mencionados causam um aumento de inflamação no corpo, estimulando a acne e causando um desequilíbrio na ecologia intestinal, promovendo o crescimento de bactérias intestinais.

Como controlar a acne

É importante que se tenha uma visão ampla de saúde nesse objetivo, necessitando entender que tratamentos tópicos (ou pior, sistêmicos) com medicações contra acne não vão acabar com o problema, aliás, podem até piora-lo.

É preciso uma abordagem global, sistêmica, para que haja uma recuperação da pele de dentro para fora. Para isso não podemos esquecer-nos de associar os seguintes elementos:

1 – Evite carboidratos de amido, açúcar / frutose e grãos: Esse é o fator mais importante a considerar. Conforme você elimina esses elementos, em poucos dias verá melhoras importantes. Substitua esses alimentos por gorduras boas, como abacate, óleo de oliva, olivas, óleo de coco e manteiga.

2 – Água: Beba água em quantidade adequada para hidratar seu organismo. Se a sua urina estiver com uma coloração amarela bem mais escura, significa que você precisa consumir uma quantidade maior de água. A hidratação do seu corpo facilita o crescimento celular e a regeneração e eliminação de toxinas. Essa hidratação melhora também o tônus da sua pele.

3 – Exercício: A prática de exercício é muito importante para eliminar toxinas e abrir os poros, além de ser vital para outras funções da sua saúde. Dê preferência aos treinos de alta intensidade, como a musculação.

4 – Sono: Sua pele agradece uma noite de sono bem dormida, pois é nesse período que ela se repara.

5 – Equilíbrio de flora intestinal: O intestino equilibrado é o reflexo da pele, portanto procure manter um equilíbrio de ecologia intestinal. Use em sua rotina um complexo de probiótico para essa função.

6 – Vitamina D: A vitamina D é importante para manter o seu sistema imune ativo, o que é fundamental para evitar infecções na pele. A exposição da pele ao sol e/ou o uso de um suplemento de vitamina D é fundamental.

7 – Ômega 3: O ômega 3 ajuda a normalizar as gorduras da sua pele e previne a desidratação das células. Isso faz com que as células fiquem fortes e bem hidratadas, o que reduz a aparência das pequenas rugas. Além disso, ômega 3 tem efeito anti-inflamatório, o que acalma qualquer irritação de pele, dando uma aparência mais saudável e rejuvenescedora.

8 – Óleo de coco: Isso é básico para se recuperar a arquitetura celular. Os fosfolípides das membranas celulares estarão mais íntegros, dando um aspecto mais rejuvenescido na pele com menos rugas, menos flacidez e uma condição de mais turgor e rejuvenescimento de pele. Outro ponto importante é o fato do óleo de coco ter efeito bactericida, fungicida e antibiótico, garantindo melhor qualidade de pele. Aconselho o uso de óleo de coco tanto oral como tópico.

9 – Vinagre de maçã: Por seu efeito alcalinizante no uso tópico e oral, o vinagre de maçã promove uma redução da acidez bioquímica e de pele causadas pelo estresse e erro alimentar, gerando uma condição mais saudável para a pele.

Procure um nutricionista funcional e dê a seu corpo a chance de mostrar como ele reage sem certos alimentos.


1 Comentários
Postado por Paula Miranda
  • Etienne disse:

    Adorei este post ! Estava precisando de dicas para melhorar a acne , pois tbm parei com a pílula e dei uma relaxada na alimentação elas voltaram com toda força, um horror! Vou por em pratica suas dicas apartir de hoje! Bjo grande e obrigada

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© Copyright 2014 planetapaula.com.br - Todos os direitos reservados.